Descrição enviada pela equipe de projeto. O riacho desce do pico principal das Montanhas Lianyun, esculpe um amplo triângulo de terra na Vila Jinkeng e continua fluindo para o sul após uma grande curva. Nos campos de arroz à frente, os moradores semeiam sementes de astrágalo chinês toda primavera. As flores que florescem se tornarão adubo para o arroz nesta temporada depois que murcharem. Os Spark Lodges foram concebidos e formados sob esse pano de fundo - esperamos que não sejam apenas as sementes da beleza, mas também a própria beleza, e também o início do próximo período bonito.
Jinkeng não se parece com uma vila tradicional de Hunan. Devido à popularidade do trekking em rios no verão aqui, os habitantes locais que não saíam para trabalhar gradualmente e espontaneamente formaram uma cadeia completa da indústria do turismo nos últimos anos. Esta pequena vila foi capaz de se adaptar e integrar nessa era de mudanças rápidas. A imagem da vila apresenta mais um colagem trivial da vida diária da mediocridade trazida pela industrialização acessível, vida agrícola e cenas de turismo:
Até onde a vista alcança, além de uma casa de adobe de paredes amarelas e telhado preto no canto que ainda retém algumas lembranças antigas, os outros edifícios na vila são não convencionais não apenas em termos do protótipo espacial - casas unifamiliares geralmente ocupam toda a propriedade com três, quatro, cinco, seis, ou até oito ou dez baías (sem falar nos espaços do pátio); Os métodos de construção também são muito convenientes ou até mesmo apressados - as chapas de cobertura de perfil de aço azul ou vermelho, janelas de PVC, pérgolas de metal autoconstruídas... todos mostram uma espécie de pragmatismo econômico pronto para uso. Como um projeto que requer construção rápida, como reduzir os custos de construção, melhorar a eficiência da construção e criar espaços diferenciados sem violar o espírito da época nessa pequena região tornou-se o principal tópico deste design.
Assim como a Vila Jinkeng não tinha intenção de se restringir à tradição, essas pequenas pousadas também não gostariam de se integrar modestamente na atual paisagem rural: embora a seleção do local tenha seguido o costume da vila - as pousadas, como as outras casas, tinham as costas para as montanhas e a frente para as planícies - sua localização ao norte da montanha indicava a falta de condições de luz solar para edifícios residenciais típicos, o que fez com que suas orientações fossem mais focadas nas considerações de paisagens. Portanto, isso acabou levando a uma estratégia básica de mudar continuamente a experiência visual com a elevação gradual e o volume de três andares que parece ligeiramente "imponente".
Os painéis de policarbonato translúcido no telhado se tornaram o destaque mais marcante do exterior. Esse material barato exibe diferentes texturas visuais em diferentes ângulos e condições de iluminação. Fornecendo luz solar suficiente, essas pequenas tampas mostram mais uma textura branca fosca, enquanto as bordas refletem vagamente as árvores e o céu próximo. Mas quando você olha de outro ângulo, a fachada se torna transparente novamente, formando uma certa profundidade com as tábuas de madeira atrás da cavidade. Quando o céu escurece, elas iluminam as florestas e campos ao redor como quatro lanternas com abajures brancos, implicando as atividades internas inquietas que não cessam à medida que a noite avança.
As janelas do chão ao teto em três lados no térreo estendem completamente a vista horizontalmente, como se estivesse vendo uma pintura chinesa em um rolo horizontal - a paisagem de longe e perto, alta e baixa, se desenrola lentamente, para que as pessoas fiquem muito próximas do entorno nesse nível. Como o espaço de estar é relativamente isolado dos outros quartos no andar de cima, todas as telas à prova de mosquitos no térreo foram deliberadamente removidas no início do design. O amplo espaço cinza aberto permite que o ar do campo se espalhe livremente dentro de casa sem se preocupar com insetos entrando no quarto. O espaço no segundo andar não se abre diretamente para os campos de arroz, mas direciona implicitamente a vista para a janela do canto e a janela lateral, que evocam uma sensação de pinturas em quadrados de close-up enquadrando cenas em uma escala menor - essas aberturas na fachada garantem simultaneamente melhor privacidade. O sótão faz pleno uso da altura, apresentando um grande rolo vertical ao pé da cama onde a conexão entre as pessoas e o ambiente finalmente se estende até as distantes Montanhas Lianyun. A natureza não é mais um conceito abstrato; ela penetra concretamente todo o espaço e se mistura em todos os cantos.
Essas pousadas não são espantalhos vigiando galinheiros ou campos de arroz, nem são periscópios para os habitantes da cidade espiar a vida no campo. Elas são recipientes cheios de fogos de artifício, dentro dos quais seu coração encontra um momento de ignição, florescendo na mistura de nuvens e campos, iluminando o céu e a terra, refletindo a si mesmo.